O PL, do presidente Jair Bolsonaro, pediu a cassação do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG), integrante da campanha digital do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ação, Janones é acusado de espalhar fake news contra o candidato à reeleição.
O PL alega que o deputado se vale de “prática incompatível com o exercício do mandato parlamentar”. Essa é a segunda representação contra Janones na Câmara. O PP também havia protocolado um pedido semelhante no Conselho de Ética da casa legislativa.
Em mensagens publicadas na internet, Janones chamou o ato de censura e disse que não vai mudar o comportamento. “O PL de Jair Bolsonaro acaba de entrar com uma ação pedindo minha cassação pelas opiniões que tenho manifestado pelas minhas redes sociais. A censura já se instalou oficialmente por aqui e a ditadura já é uma realidade”, escreveu.
André Janones chegou a se lançar candidato à Presidência da República pelo Avante. No entanto, antes do início oficial da campanha eleitoral, abriu mão da corrida pelo cargo para apoiar o petista.