Força-tarefa em ferros-velhos termina com quatro presos na Zona Sul de Porto Alegre

Operação contou com 70 agentes, diversas viaturas e também um helicóptero da Polícia Civil

Foto: Divulgação/PMPA

Uma ação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado e da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) prendeu, nesta terça-feira, três pessoas pelos crimes de receptação e furto de energia. Um quarto suspeito foi detido por envolvimento com o tráfico de drogas nesta força-tarefa permanente contra o comércio ilegal em ferros-velhos de Porto Alegre.  Ao todo, foram alvo dez estabelecimentos localizados na Vila Cruzeiro e no bairro Cristal.

Além de fios de cobre, durante as vistorias também foram encontrados canos, luminárias da prefeitura e uma placa de trânsito.

Mais de 70 agentes participaram da operação que também contou com um helicóptero da Polícia Civil. “Existem diversos ferros-velhos na cidade. Atualmente, em função do valor expressivo do cobre, isso acaba sendo um chamariz para a prática de furto de fios e cabos e, consequentemente, de receptação”, explicou Luciano Peringer, titular da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP).

Também participaram efetivos da Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, além de fiscais e técnicos.

Legislação
Desde a metade de agosto vigora em Porto Alegre a nova legislação que regulamenta as atividades em ferros-velhos. A lei exige que a procedência dos objetos seja identificada. Caso contrário, a autorização de funcionamento do estabelecimento será cassada, podendo resultar em interdição do espaço e aplicação de multa.

Denúncia
Para auxiliar no combate ao furto de fios elétricos, a população também pode realizar denúncias, de forma anônima, pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou através do app Detetive Cidadão.