Polícia Civil e Susepe apreendem 18 celulares nas celas da penitenciária de Charqueadas

Policiais e agentes penitenciários encontraram ainda 23 itens periféricos

Foto: Susepe/Divulgação

A operação da Polícia Civil e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que aconteceu nessa segunda-feira (26), chegou ao fim com a apreensão de 18 celulares na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). A força-tarefa ocorreu dentro do escopo das investigações da guerra entre facções em andamento na Região Metropolitana, que é coordenada de dentro do sistema carcerário.

Mais de cem celas foram revistadas pelos agentes, munidos de mandados de busca. Além dos celulares, os policiais e agentes penitenciários encontraram 23 itens periféricos – como carregadores e fones de ouvido. Os focos da operação foram os pavilhões A e B. Entre os presos que cumprem pena nestas celas estão membros da uma das organizações criminosas envolvidas no conflito, com origem no Vale dos Sinos.

No último dia 15, a disputa territorial entre as facções motivou a transferência de 13 lideranças do crime organizado para penitenciárias federais, fora do Rio Grande do Sul. Um dia depois, mais 10 detentos foram transferidos – desta fez internamente, de cadeias menos estruturadas para a Pasc e a Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan). Mais de 60 suspeitos foram presos desde a intensificação do conflito, em agosto.