A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), que funciona em uma sede provisória desde o incêndio que consumiu o antigo prédio da pasta, há um ano, terá em breve uma sede definitiva. O prédio, que será construído no mesmo terreno do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em Porto Alegre, era projetado desde 2011.
SSP e Procuradoria-Geral do Estado vão dividir o espaço, que terá mais de 28 mil m² de área construída. O projeto prevê 14 andares de edificação, sendo quatro destinados a estacionamento e dez para uso administrativo. Dentre as comodidades, estão um restaurante com 280 lugares, uma biblioteca e um auditório para quase 200 pessoas.
O Governo escolheu um modelo de permuta, no qual vai seder o terreno da antiga sede, na rua Voluntários da Pátria, em troca da construção da nova. A expectativa é de que, com isso, a entrega seja muito mais célere. O exemplo dado pelo Palácio Piratini é o Nugesp – que, em razão da simplificação, ficou pronto em apenas nove meses.
“Estaremos liberando um espaço enorme no CAFF e na própria sede atual da PGE, que está no antigo prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Além da construção, teremos a possibilidade de reorganizar toda a atual estrutura do secretariado”, ressalta o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).
A ideia de juntar a Segurança Pública e Procuradoria-Geral do Estado em um mesmo local surgiu logo após a tragédia, que culminou na morte de dois bombeiros em 14 de julho de 2021. Até a conclusão das obras, a PGE fica em sua sede atual. Já a SSP segue na provisória, localizada no bairro Tristeza, na zona Sul da Capital.
“Quando uma estrutura é construída do zero para um fim, ele não precisa passar por adaptações – como é o caso do prédio que pegou fogo. O espaço vai valorizar e qualificar ainda mais o trabalho realizado pelas forças de segurança”, afirma o secretário Estadual de Segurança Pública, Vanius Santarosa.
O edital que vai escolher a empresa responsável por executar o projeto já está em fase de elaboração, e deve ser publicado nas próximas semanas. A expectativa é de que o prédio da SSP e PGE comece a sair do papel ainda em 2022. O terreno da antiga sede da pasta foi avaliado em R$ 90 milhões; a expectativa de que o valor aumente após reavaliação.