O primeiro júri do caso Ronei Júnior acontece, com três dos nove réus, no próximo dia 22, a partir das 9h, no Foro de Charqueadas. A previsão de duração do julgamento é de até três dias. Os outros seis réus devem ser julgados em julho. Três deles no dia 4 e outros três no dia 11, com início no mesmo horário.
A imprensa não vai poder acessar o Salão do Júri, mas os julgamentos serão transmitidos ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) no Youtube e com cobertura no Twitter em tempo real.
Uma ferida que nunca cicatriza. É assim que o pai da vítima, Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro, vinha definindo a falta de punição para os assassinos do filho. Aos 17 anos, o jovem morreu espancado no amanhecer de 1º de agosto de 2015, em Charqueadas. Após o desabafo, feito ao Correio do Povo, o Judiciário anunciou providências para a realização do julgamento dos nove réus.
Ronei Júnior sofreu chutes, socos e garrafadas na saída de uma festa em um clube para arrecadar fundos para a formatura do ensino médio. Também atacado, o pai da vítima ficou ferido, assim com um casal de amigos do filho.
Além dos nove réus, outros sete menores de idade na época, participantes do crime, cumpriram em torno de dois anos de pena e foram postos em liberdade.