A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) confirmou, nesta segunda-feira (13), que 563 pessoas em situação de rua foram acolhidas durante a madrugada nas pousadas, albergues e no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB). A adesão foi praticamente igual à registrada na noite anterior, quando 574 precisaram de abrigo para se proteger do intenso frio que atinge a Capital.
A demanda no ginásio do DEMHAB, aberto em regime excepcional, cresceu de 24 para 38. O local tem capacidade para receber até 100 pessoas e, segundo a prefeitura, será aberto sempre que houver previsão de temperaturas abaixo dos 5ºC. No complexo esportivo, onde também são acolhidos os animais de estimação das pessoas em situação de rua, são oferecidos kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã.
Enquanto isso, nos albergues, foram acolhidos 175 cidadãos – sendo que o limite é 240. Já as pousadas, registraram o pernoite de 350. As equipes de atendimento da Fasc atuam com horário estendido, até as 22h, para suporte à abordagem e encaminhamento aos equipamentos da rede ou às vagas oferecidas pela sociedade civil. A operação conta com o apoio da Cruz Vermelha, Defesa Civil, SAMU e Consultório na Rua.
Centros POP
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), as pessoas vulneráveis seguem contando com os chamados Centros POP, em horário comercial, para refeições, higiene pessoal e encaminhamento a serviços municipais. Os pontos de acolhimento ficam nos bairros Santana (Av. João Pessoa, 2.384), Floresta (Rua Gaspar Martins, 114/120 e Rua Santo Antônio, 64) e Navegantes (Av. França, 496).