A atuação de um ciclone na costa gaúcha provocou forte ressaca marítima no Litoral Norte no fim de semana. A frente fria deixou o mar agitado nas praias de Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé, Atlântida e Torres, onde o mar avançou neste domingo sobre o calçadão e invadiu as ruas da cidade. Conforme a Metsul Meteorologia, o ciclone provocou vento persistente no Leste e Sul do Rio Grande do Sul e impulsionou a chegada do ar polar sobre o interior do continente.
Em Atlântida, a água invadiu a areia e deixou uma guarita ilhada. Em Barra de Imbé, o mar agitado arrastou uma tubulação da Petrobras até o calçadão. A meteorologista Estael Sias, da Metsul Meteorologia, explica que a tendência é de a ressaca diminuir até segunda-feira. “A semana irá começar sob influência do ar polar com frio intenso na segunda e marcas negativas e mais geada”, afirma. De acordo com Estael, a semana toda terá manhãs frias. “Mas o período mais intenso seria entre domingo e segunda-feira”, explica.
A Metsul informa que o ciclone vai se afastar na direção Leste/Nordeste com tendência de manter sua intensidade. À medida que o ciclone se afasta, a força do vento diminui na costa e no mar próximo às praias, com tendência de redução da agitação marítima no Litoral Norte. No interior, uma massa de ar polar provocou temperaturas negativas em pelo menos 40 cidades gaúchas no domingo do Dia dos Namorados, com registro de intensa geada em diversas regiões.
Em Caxias do Sul, a mínima foi de -1,9°C. A menor marca obtida foi na cidade de Capão Bonito do Sul onde os termômetros marcaram -4,5°C. Em Pinheiro Machado e Soledade, os termômetros marcaram -4,0°C, enquanto Bom Jesus e Santa Rosa registraram -3,6°C. Em Porto Alegre, a temperatura não superou os 6°C nas primeiras horas do dia.