Em reunião realizada nesta segunda-feira, no Paço Municipal, a Prefeitura de Porto Alegre assinou, em conjunto com a União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGAPA), da União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana (Uespa) e da Cubo Filmes, Produções e Eventos Ltda., um termo de compromisso sobre a realização do Carnaval 2022. O evento, no Complexo Cultural do Porto Seco, segue mantido para os dias 6, 7 e 8 de maio, na zona Norte da capital.
O documento estabelece que município vai investir R$ 1,5 milhão do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte) para financiar os 17 projetos de desfiles. Na gestão passada, apenas em 2020, último ano da realização do evento, o poder publico apoiou financeiramente o Carnaval de Porto Alegre. Além disso, a Prefeitura também se compromete com a prestação dos serviços públicos no local.
Já as escolas de samba serão responsáveis pela organização do espetáculo. Com isso, as instituições devem gerenciar as despesas envolvendo o evento, sobretudo aquelas referentes aos reparos e adequações necessárias no Complexo Cultural do Porto Seco para os desfiles, inclusive o Plano de Prevenção e Contra Incêndio (PPCI) da pista dos desfiles.
Além disso, as entidades carnavalescas ficarão encarregadas da comercialização de ingressos e de espaços comerciais a serem oferecidos durante o evento. Conforme o acordo firmado, o montante arrecadado deve ser aplicado de forma integral na realização dos desfiles.
Em relação aos direitos de imagem e transmissão do Carnaval 2022, as escolas de samba escolheram a empresa Cubo Filmes, Produções e Eventos Ltda, como responsável pelas negociações.
De acordo com o prefeito Sebastião Melo, que participou do início da reunião desta segunda-feira, o acordo é o desfecho de um processo de diálogo e um esforço conjunto para garantir o retorno do Carnaval. “Após vários anos, vamos ter a alegria de realizar novamente este, que é um dos eventos mais importantes da nossa cidade”, disse.