Regiões do Rio Grande do Sul devem ter chuva equivalente a abril inteiro em apenas 24 horas a partir da próxima segunda-feira. O alerta da MetSul Meteorologia aponta para acumulados de precipitação muito altos, com possibilidade de chuva torrencial em alguns momentos.
De acordo com a MetSul, o período de instabilidade deverá se iniciar ainda neste sábado, momento em que nuvens ingressarão a partir do Nordeste da Argentina com chuva avançando da província argentina de Corrientes para a Fronteira Oeste gaúcha no final do dia. O tempo bom, porém, ainda irá predominar no território gaúcho.
O sol ainda ainda irá aparecer neste domingo nas áreas que ficam mais ao Leste do Estado e no Norte gaúcho. No entanto, no Oeste, a chuva estará presente desde as primeiras horas da manhã e irá se estender para outras localidades da tarde para a noite. Há a possibilidade que alguns pontos do RS tenham queda de granizo.
Na segunda-feira, a instabilidade ainda prosseguirá no Estado. Ao longo do dia, o tempo deverá melhorar, uma vez que a chuva deverá se deslocar para Santa Catarina e Paraná.
O episódio de chuva volumosa tão cedo no mês deve fazer com que abril termine com chuva perto ou acima da média em diversas cidades gaúchas. Isso porque apenas entre este domingo e a segunda a maioria das localidades gaúchas deve ter entre 30 mm e 50 mm com marcas de 50 mm a 75 mm em grande número de municípios e acumulados perto ou acima de 100 mm em alguns pontos.