A chuva que atinge Porto Alegre nesta quarta-feira causa alagamentos em diferentes partes da cidade. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), há um ponto com bloqueio total na avenida Sarandi, entre as ruas Ararás e Zeferino Dias, na Zona Norte. Também há bloqueio na esquina da Zeferino Dias com a Itaúna, devido ao acúmulo de água. Há registro de outros 14 pontos alagados, mas sem bloqueios. Conforme a EPTC, uma árvore caída na estrada São Francisco, na Lomba do Pinheiro, também está afetando a trafegabilidade dos usuários.
08h19 – Atenção, condutor! Devido ao transbordamento do Arroio Sarandi, agentes da #EPTC sinalizam bloqueio total da Av. Sarandi, entre as ruas Ararás e Zeferino Dias, na zona norte. pic.twitter.com/DwWSVGr2u3
— EPTC – Porto Alegre (@EPTC_POA) March 30, 2022
No bairro Sarandi, o mecânico Volmir da Silva Araújo viu seu local de trabalho sendo alagado nesta quarta-feira. Para não se molhar, o trabalhador improvisou um “calçado” com sacolas plásticas para andar pelo espaço.
Além dos alagamentos, a chuva também provocou o mau funcionamento de semáforos na Capital. De acordo com a EPTC, são ao menos cinco equipamentos inoperantes nesta manhã, e equipes de fiscalização e manutenção semafórica foram reforçadas e deslocadas para os pontos mais críticos e com maior risco de acidentes. Trinta cruzamentos já tiveram todos seus semáforos restabelecidos, informa a instituição.
Por conta da chuva, a CEEE Equatorial informa que registra residências sem luz na cidade, mas não especifica quantos clientes são afetados. Já a RGE informa que há pessoas sem energia elétrica principalmente nas regiões Central e Vale dos Sinos, mas também não detalha o número.