O projeto de lei que tem como objetivo liberar o consumo de bebida alcoólica dentro dos estádios de futebol no Rio Grande do Sul tem um novo relator. O deputado estadual Elizandro Sabino (PTB) assume a função no lugar do deputado Carlos Búrigo (MDB). Ele declinou da relatoria e devolveu a matéria sem um parecer para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.
Proibido desde abril de 2008, através de Lei Estadual, o consumo de bebidas alcoólicas em estádios tinha como objetivo reduzir os índices de violência entre as torcidas, durante as partidas. Em 2018, um projeto para liberar o consumo foi votado e aprovado pelos parlamentares gaúchos, mas vetado pelo governador Eduardo Leite.
Em dezembro do ano passado, liderados pelos parlamentares do partido Novo, Giuseppe Riesgo e Fábio Ostermann, um grupo de deputados protocolou uma proposição no legislativo gaúcho com o objetivo de regulamentar a prática. Para ir a plenário, a projeto precisa passar pelo crivo da CCJ. Após, em caso de aprovação, a matéria segue para a avaliação do governador Eduardo Leite.