A pintura da parte externa do Mercado Público vai começar na terça-feira, anunciou hoje a prefeitura de Porto Alegre. A iniciativa é a quarta intervenção visando a recuperação total do complexo, que já recebeu reforma elétrica, troca de escadas rolantes e elevadores e substituição dos deques no Largo Glênio Peres.
A ação representa um investimento de R$ 1,029 milhão do Executivo Municipal. O prazo para a execução dos trabalhos é de sete meses, a contar da data de expedição da ordem de início, na segunda-feira passada. A Rumo Engenharia Ltda venceu a licitação.
As tintas que serão usadas na pintura da fachada foram doadas pela Suvinil. A empresa desenvolveu uma tonalidade de amarelo especialmente para ser empregada na estrutura.
Construído ainda no período imperial, o Mercado Público acompanhou o crescimento da cidade. Inaugurado em 1864, tornou-se Patrimônio Cultural de Porto Alegre no ano de 1979. Entre 1990 e 1997, a estrutura passou por um processo de restauração.
Em 6 de julho de 2013, o Mercado sofreu um incêndio, que destruiu aproximadamente 60% do pavimento superior, atingindo seis restaurantes e subestação transformadora de energia elétrica, entre outros setores. Na área afetada, a cobertura em telhas cerâmicas e o revestimento metálico do teto do pátio central foram restaurados entre os anos de 2014 e 2016.