O Rio Grande do Sul registra nesta terça-feira uma diminuição de 19,2% no número de pacientes internados em leitos clínicos por coronavírus. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), há uma semana eram 1.630 pessoas nessa condição, contra 1.316 hoje à tarde.
Ainda segundo a pasta, Porto Alegre teve queda semelhante no mesmo período. Eram 538 pessoas hospitalizadas em leitos de enfermaria na última terça, e 412 nesta tarde, o que corresponde a uma redução de 23,4%.
Contudo, no mesmo recorte temporal, as internações de pacientes em estado grave, em razão de todas as enfermidades, aumentaram. No Rio Grande do Sul, o percentual de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva passou de 62,8% para 63,8%. Já em Porto Alegre, o índice teve aumento mais expressivo, de 90% para 95,4%.
Crianças
No início da semana passada, com 27 pacientes internados, o número de crianças de 5 a 11 anos de idade em leitos de UTI em razão da Covid-19 batia recorde em nível estadual. Nesta tarde, o cenário é diferente, embora o recuo não seja expressivo. Segundo a SES, 23 pessoas do público infantil recebem atendimento em estado grave por conta da enfermidade. Em Porto Alegre, há seis crianças com Covid em UTIs. Há uma semana, eram nove.
Vacinação
De acordo com dados do governo estadual, em torno de 22% das crianças de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose de proteção contra o coronavírus. Em Porto Alegre, o índice é de mais de 40%, segundo informações da prefeitura.