Ação no aeroporto de Porto Alegre registra dois casos de variante Delta

Ao todo, 42 viajantes foram testados nos últimos 14 dias

Foto: Cristine Rochol / PMPA

Nos últimos 14 dias, 42 viajantes que chegaram a Porto Alegre – 39 por meio aéreo e três por meio terrestre –, realizaram teste RT-PCR para detecção do coronavírus. Desses, 37 resultaram em negativo, dois em positivo, ambos confirmados como variante Delta na genotipagem. Uma coleta segue em análise. Os dois diagnósticos positivos são de pessoas que entraram no município pelo Aeroporto Salgado Filho. O formulário, condição para fazer o teste, no entanto, teve 106 pessoas nesse período.

Podem realizar a testagem viajantes aéreos com ou sem sintomas respiratórios que desembarcaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho há no máximo sete dias, residentes em Porto Alegre ou que permanecerão na cidade por, no mínimo, quatro dias. Por via terrestre, a viagem pode ter sido realizada em ônibus ou transporte individual. O trajeto deve ser comprovado.

Após o preenchimento do formulário, o interessado recebe pelo e-mail indicado a orientação sobre o procedimento para realizar a coleta do exame, disponível em cinco laboratórios parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, sendo quatro pontos em bairros e um em drive-thru.

Porto Alegre contabiliza três casos de ômicron

Nesta terça-feira, a Secretaria de Saúde da Capital confirmou o terceiro caso da variante ômicron, identificada inicialmente na África do Sul. Dois desses pacientes tiveram contato com o primeiro caso reportado na cidade, divulgado em 1º de dezembro. Em nível estadual, o saldo é de quatro casos – com o adicional de uma paciente de Santa Cruz do Sul.

A preocupação com a variante ômicron também endureceu a fiscalização no Porto de Rio Grande. Uma resolução da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) obriga a todos que entrarem ou saírem dos navios a apresentarem o certificado de vacinação.