TRE confirma cassação de prefeito e vice de Garibaldi

Defesa trabalha para reverter decisão

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) publicou, na tarde desta sexta-feira, o acórdão que confirma a cassação do prefeito de Garibaldi, Alex Carniel (PP), e do vice Sérgio Chesini (PP). Com isso, no entendimento do TRE-RS, os políticos devem deixar os cargos imediatamente.

Ainda segundo o órgão, ambos foram acusados de irregularidades durante o pleito de 2020, incluindo compra de votos. Assim, Carniel e Chesini ficarão oito anos inelegíveis caso não consigam reverter a decisão.

As denúncias partiram da chapa derrotada, que acusou a dupla de abuso de poder político e econômico, além de arrecadação e gastos ilícitos durante a campanha. Carniel e Chesini venceram as eleições de outubro com 53,6% dos votos válidos, derrotando Antônio Fachinelli e Eldo Milani (ambos do MDB).

Em contato com a reportagem, a defesa do prefeito Alex Carniel – representada pelos advogados Gustavo Paim, Marco Túlio Aguzzoli, Caetano Lo Pumo, Marcio Medeiros Felix e Everson Alves dos Santos – informou que vai entrar com embargos de declaração e recurso especial, buscando efeito suspensivo ao recurso.

Com ambos afastados dos cargos, a cidade serrana, de 33,5 mil habitantes, deve ter novas eleições, em data a ser marcada. Até lá, a presidente da Câmara, Márcia Pedersetti (PP) deve assumir a administração municipal.