Integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou nova convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para ouvi-lo sobre a vacinação de adolescentes. Após estados e municípios começarem a aplicação, Queiroga suspendeu nesta quinta-feira a recomendação de vacinar irrestritamente adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades. Segundo o ministro, devem ser vacinadas apenas pessoas nessa faixa etária com deficiências permanentes, comorbidades ou privadas de liberdade.
O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também apresentou requerimento pedindo informações sobre o planejamento vacinal dessa faixa etária. O pedido se dá pelo fato de o Ministério ter publicado no dia 2 deste mês uma nota informativa recomendando a vacinação de adolescentes sem comorbidade.
Nesta quinta, Queiroga afirmou quase 3,5 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos receberam a vacina. O ministro criticou a ação, dizendo que os estados deram início à aplicação antes da data prevista.
Já os secretários de Saúde dos estados demonstraram surpresa com a suspensão. “Quem fica surpreso sou eu. Porque a vacinação deveria iniciar no dia 15 [de setembro] e, inclusive, foram feitas imunizações com vacinas fora das recomendações da Anvisa”, afirmou Queiroga.
Se os senadores aprovarem o requerimento, esse vai ser o terceiro depoimento de Queiroga. A CPI ouviu o ministro pela primeira vez em 6 de maio, e pela segunda em 8 de junho.