Porto Alegre mantém vacinação de adolescentes de 15 anos ou mais nesta quinta

Aplicação das doses ocorre em 60 locais da cidade

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Porto Alegre mantém, nesta sexta-feira, a aplicação da primeira dose para todas as pessoas com 15 anos ou mais, apesar do recuo do Ministério da Saúde em relação à imunização de adolescentes sem comorbidades. Os locais foram divulgados no fim da tarde desta quinta. Também podem buscar a dose de reforço idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias.

Confira os locais de vacinação no site da prefeitura

Adolescentes acima de 12 anos com comorbidades também seguem recebendo as doses. A imunização ocorre em 60 pontos, incluindo 19 farmácias e 36 unidades de saúde. Dessas, 30 terão vacinação em turno estendido (após as 17h). Também vai haver Rolê da Vacina no Largo Glênio Peres, das 9h às 17h, e pontos de vacinação no Bourbon Wallig e Shopping João Pessoa.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. No caso dos adolescentes com comorbidades, é necessário comprovar a condição (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, por exemplo).

Segunda dose

O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas, desde a terça-feira passada. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 23 de julho. A segunda dose da Pfizer é aplicada em 19 farmácias parceiras e 36 unidades de saúde, além do Largo Glênio Peres, Shopping João Pessoa e Bourbon Wallig.

Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan e Oxford/AstraZeneca, fica mantido o intervalo vigente, de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 20 de agosto (Coronavac) e 9 de julho (Oxford) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Terceira dose

Poderão receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 17 de março e pessoas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.