Após um domingo abafado de calor atípico, o tempo virou e o temporal com raios e vento já alcançou algumas regiões do Estado desde a madrugada desta segunda-feira. Em Porto Alegre, a mudança no tempo ocorreu primeiras horas do dia. Antes que a chuva caísse, por volta das 7h, uma sequência de raios iluminaram o céu da Capital.
Conforme a MetSul Meteorologia, a maior incidência de raios ocorreu nas regiões Oeste e Sul do Estado. Além disso, Quaraí teve vento de 80 km/h no fim da madrugada.
TEMPO | Mapa de raios no Rio Grande do Sul às 7h da manhã. Alta incidência de raios no Oeste e no Sul gaúcho. Quaraí teve vento de 80 km/h no fim da madrugada. Jaguarão já soma 70 mm. Acompanhe os raios em https://t.co/JSCib3FUN7. pic.twitter.com/ouNdqUTFA0
— MetSul.com (@metsul) September 13, 2021
Há risco de queda isolada de granizo em algumas regiões gaúchas, segundo a MetSul. Somente nesta segunda-feira, a chuva pode acumular 50 mm a 100 mm em Porto Alegre, com marcas superiores em alguns pontos do Estado. O município de Jaguarão, no Extremo Sul, onde a chuva chegou ainda durante a madrugada de hoje, já soma 70 mm de volume nesta manhã.
TEMPO | Animação das imagens de satélite das últimas 10h mostra que fortes áreas de tempestades se formaram no fim do domingo entre o Uruguai e o Sul gaúcho, e novas e intensas áreas de temporais sugiram na madrugada no Oeste gaúcho com tendência de deslocamento para Leste e Sul. pic.twitter.com/XHP2gsX0P5
— MetSul.com (@metsul) September 13, 2021
A última chuva intensa na cidade, na última quarta-feira, provocou uma série de transtornos em Porto Alegre. Além de alagamentos, uma casa chegou a desmoronar deixando uma criança ferida.