Variante Delta já circula pelo estado de São Paulo, revela governo

Diante do cenário, diretor do Instituto Butantan prevê chance de antecipar a segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca; Ministério da Saúide precisa concordar

Foto: Divulgação/Governo de SP

A variante Delta do novo coronavírus já circula pelo estado de São Paulo, afirmou o secretário de Saúde Jean Gorinchteyn, nesta quarta-feira, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

“Nós temos uma variante que já é autóctone, ou seja, ela já está circulando no nosso meio, em pessoas que não tiveram histórico de viagens ou que tiveram contato com alguém que estivesse na Índia, e dessa forma nós temos que ter uma atenção especial”, afirmou Gorinchteyn.

Diante desse cenário, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que a possibilidade de que São Paulo antecipe a segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca, cujo intervalo em relação à primeira é de três meses.

“No caso da vacina do Butantan, esse intervalo é de 28 dias. Você completa a imunização mais rapidamente quando comparado com as vacinas de intervalo de três meses. Com essas, você só vai completar a imunização passados quase quatro meses da primeira dose. Então, sem dúvida, a possibilidade de antecipação da segunda dose para essas vacinas deve ser considerada”, comentou Covas.

Ainda a respeito da antecipação, Jean Gorinchteyn afirmou que o tema vai ser levado à discussão na reunião semana do PEI (Programa Estadual de Imunização), nesta quinta-feira.

“É importante lembrarmos que também precisamos ter mais doses de vacinas, principalmente das outras vacinas, a Pfizer, a AstraZeneca, para que esse intervalo entre uma dose e outra possa, sim, ser estabelecido”, lembrou o secretário, que disse que precisa da liberação do Ministério da Saúde para que a decisão pela antecipação seja operacionalizada.