No Dia Mundial da Vacinação, Porto Alegre ultrapassou, nesta quarta-feira, a marca de 50% da população vacinável (pessoas com 18 anos ou mais) com pelo menos uma dose aplicada contra a contra Covid-19. No início da tarde desta quarta, o Vacinômetro apontou mais de 552 mil primeiras doses aplicadas, que equivale a 50,03%, de um público estimado em 1,101 milhão de cidadãos. Com esquema completo – duas doses recebidas -, foram 317.524 pessoas, até agora – ou 28,77%.
“Nossa gratidão a todos os servidores e parceiros envolvidos na vacinação. Estamos trabalhando duramente para retornamos à normalidade o mais rápido possível”, disse o prefeito Sebastião Melo.
De acordo com o Vacinômetro, os grupos etários ou elencados por exposição ao risco ultrapassaram a meta inicial de 90% de vacinação, com exceção das gestantes e puérperas, cuja imunização é recomendada com restrições pelo Ministério da Saúde e das pessoas com menos de 60 anos, cuja vacinação se iniciou na semana passada.
O destaque dos grupos prioritários é dos idosos a partir dos 60 anos, que atingiu 112,83% da meta para primeira dose e os profissionais da saúde, com 97,41%. Ambos os grupos já atingem quase 90% também na cobertura da Dose 2: 86,27% entre os idosos, e 82,74% entre profissionais de saúde.
O diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, enfatiza que a meta segue sendo vacinar 70% de toda população da cidade até o fim de setembro.
Ranking nacional
Conforme o LocalizaSUS, sistema de informações do governo federal, Porto Alegre lidera o ranking das 27 capitais em relação a segundas doses da vacina. O sistema federal indica que Porto Alegre está atrás apenas de Vitória, no Espírito Santo, quando o ranking trata de primeiras doses.
A diferença entre os dados do Vacinômetro e do LocalizaSUS é resultado da forma de registro em cada ferramenta. O Vacinômetro usa formulários preeenchidos diariamente, pelos locais de vacinação. Já o LocalizaSUS é atualizado pelo SIPNI – sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações.