Lá se vão 25 anos sem um título do Campeonato Brasileiro. A última vez em que o Grêmio conquistou a principal competição nacional foi no longínquo ano de 1996, na época em que a competição ainda não era disputada no formato de pontos corridos. O Tricolor estreia neste domingo no Brasileirão, e a torcida, como em todo começo de campeonato, está na expectativa pela quebra do jejum. Com uma nova comissão técnica e com reforços importantes, o Grêmio espera brigar na parte de cima da tabela até as últimas rodadas.
A caminhada começa em Fortaleza. A partir das 16h, no Castelão, o Grêmio encara o Ceará. O técnico Tiago Nunes teve uma semana inteira de trabalho para preparar a equipe. No entanto, com sintomas gripais, o treinador desfalca a delegação na estreia. Três titulares testaram positivo para a Covid-19 e tambem ficaram fora da viagem: Rafinha, Diego Souza e Ferreira. O centroavante, que em maio do ano passado contraiu a doença, é um caso de reinfecção. Além deles, o atacante Luiz Fernando e o preparador de goleiros, Mauri Silva, também testaram positivo.
São problemas que o Tricolor terá de administrar logo no primeiro jogo do Brasileirão. Apesar disso, o ambiente é de confiança. O Grêmio ainda não perdeu sob o comando do novo treinador e no final de semana passado comemorou o título gaúcho em cima do maior rival. O volante Thiago Santos, que foi campeão brasileiro pelo Palmeiras, dá a receita de como deve ser encarado o campeonato.
“Todo jogo tem que pensar que é o último. Desde o começo ter a mentalidade de ganhar e somar pontos. Não dá para pensar que são 38 rodadas, deixar para depois”, alerta Thiago. O volante coloca o Grêmio entre os candidatos ao título. “Não tem só o Flamengo e o Palmeiras, tem várias equipes que vão brigar, o próprio Atlético Mineiro está com um time muito bom. Eu acho que estamos no páreo, vamos brigar na parte de cima. Temos que pensar que podemos entrar para a história do clube, todos aqui dentro querem isso. É difícil ganhar o Brasileiro, mas nós vamos em busca”, finaliza Thiago Santos, que está confirmado entre os titulares.