Sine Municipal passa a fazer atendimento especial para idosos, às sextas, em Porto Alegre

Iniciativa busca auxiliar quem precisa retornar ao mercado de trabalho

A unidade do Sine Municipal, no Centro de Porto Alegre, passou a contar, nesta sexta-feira, com um guichê exclusivo para atender idosos em busca de retorno ao mercado de trabalho. A iniciativa conta com o apoio da Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps) que vai fornecer café e pão durante as manhãs das sextas, a fim de ajudar aqueles que vão em busca de oportunidades de emprego.

Os interessados serão acolhidos e orientados sobre procedimentos para conquistar uma vaga. “Nós constatamos que o pessoal que vem para o Sine, sem condições econômicas, acaba vindo com fome para a fila. Então começamos a buscar parceiros que pudessem oferecer uma refeição e pensamos num café da manhã”, conta o diretor do Sine, Adriano Weinmann.

“A Anapps, querendo ajudar o próximo, criou o projeto da ‘pandaria’, uma padaria que nasceu durante a pandemia. Nós estamos fazendo os pães dentro da nossa sede e distribuindo. É uma maneira de nós ajudarmos um pouquinho a amenizar tudo que estamos passando”, completa a diretora social da entidade, Sandra Ramalho.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira vem envelhecendo em ritmo acelerado. As expectativas são que, até o ano 2025, a população de idosos chegue a 32 milhões. Atualmente, o Brasil conta com 21 milhões de pessoas acima de 60 anos, 4,5 milhões ainda ativas no mercado de trabalho.