Dezenas de pessoas morrem esmagadas em festival religioso em Israel

Governo de Tel-Aviv confirmou até o momento 38 mortos e pelo menos 65 feridos no incidente em Monte Meron, no norte do país

Pelo menos 38 pessoas morreram e mais de 65 ficaram feridas após serem esmagadas durante uma confusão em um festival religioso com mais de 100 mil participantes perto do Monte Meron, na Galileia, no norte de Israel. O incidente ocoreu perto da meia-noite desta sexta-feira no horário local.

As primeiras informações dão conta de que houve um corre-corre em massa durante o festival do Lag B’Omer, mas um vídeo que mostra os socorristas retirando feridos indica que o acidente pode ter acontecido após o desabamento de uma das arquibancadas do evento.

Segundo o jornal Times Of Israel, pelo menos seis pessoas foram levadas para hospitais da região em estado grave. “Os momentos após o grande desastre. A polícia quebrou o ferro para resgatar as pessoas”, relata o jornalista israelense Moshe Nayes, que cobria o evento.

Em outro vídeo postado por ele antes do acidente, é possível ver centenas de pessoas pulando simultaneamente nas arquibancadas durante um dos shows. O festival é realizado no Monte Meron e o show em que aconteceu o acidente acontecia em um palco próximo ao túmulo de um importante profeta judaico do século 2 d.C., Shimon bar Yochai.

Além dos 100 mil presentes no local, os organizadores previam a chegada de outros 100 mil participantes na manhã desta sexta-feira. A polícia e agentes de segurança discutiam a possibilidade de fechar as rotas de chegada, mas não chegaram a um consenso.