Como forma de estimular a participação dos cidadãos na fiscalização dos protocolos de prevenção à Covid-19, o governo estadual está adaptando os canais do Disque-denúncia 181 para receber também queixas de descumprimento das medidas sanitárias – como festas clandestinas e aglomerações.
Para isso, basta ligar para o telefone 181 ou entrar no site e informar o fato e o local onde ocorreu. Quem quiser também pode anexar imagem ou áudio, por exemplo. Não é preciso se identificar.
O Disque-denúncia, que já era operado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para outros tipos de reclamações, conta agora com um fluxo organizado e seguro para tratamento dessas informações relativas à pandemia e ao Distanciamento Controlado. Começa na central de triagem e é encaminhado para Brigada Militar, Polícia Civil, prefeituras ou outros órgãos, conforme cada caso.
“Quem vai a um restaurante ou loja e vê que está sendo descumprido um protocolo, precisa fazer a denúncia. É um dever de responsabilidade, de cidadania. E é um direito do cidadão exigir que todos façam a sua parte”, sustenta o governador Eduardo Leite.
Pelo Disque-denúncia 181, é possível reportar, entre outras, as seguintes situações:
• Aglomeração em local público ou privado
• Estabelecimento comercial aberto em horário proibido pela bandeira vigente
• Não uso de máscara
• Distanciamento entre mesas inferior ao mínimo determinado
• Lotação acima do permitido no transporte público
A partir de sábado, o governo do Estado lança uma campanha publicitária com o mote “Ajude a salvar vidas”, chamando a população a contribuir com a fiscalização dessas medidas em todo o Rio Grande do Sul.