O feriado de Tiradentes, o tempo seco e a temperatura agradável levaram milhares de pessoas à Orla do Guaíba e aos parques de Porto Alegre, repetindo uma cena comum durante a pandemia no ano passado, quando já havia normas restringindo aglomerações.
No começo da tarde, a reportagem do Correio do Povo registrou frequentadores ignorando as orientações da bandeira preta do Distanciamento Controlado. Sem usar máscaras ou respeitar distanciamento, o público ocupou parte da ciclovia da avenida Edvaldo Pereira Paiva, até a avenida Diário de Notícias. Uma parte optou por caminhadas ou corridas ao longo da orla. E muitos se aglomeraram no passeio público, tomando conta das escadarias e também do gramado.
Mesmo com a situação ainda crítica no sistema hospitalar em Porto Alegre e o agravamento da pandemia de Covid-19, as movimentações seguiram intensas em outros pontos da cidade. Apesar de ser proibida a permanência em pontos de lazer e parques como Redenção, Marinha do Brasil e Moinhos de Vento, além da Orla do Guaíba, muitos porto-alegrenses pareceram desconsiderar as restrições e seguiram socializando. No final da tarde, por exemplo, diversos pontos de aglomeração ainda podiam ser avistados nesses locais.
O comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, reconheceu um fluxo de pessoas muito grande. Mas assegurou que a corporação tenta fazer o melhor que pode em uma situação como essa.
“Procuramos controlar da melhor forma o fluxo de pessoas. Orientamos quanto às medidas de proteção e conversamos. E se preciso for ou pessoa quiser, temos máscaras para quem não usa”, detalha.
Entretanto, apesar do movimento, Nascimento disse não ter havido confusão nas abordagens. “Caso se tenha alguma resistência, autuamos e pode se conduzir até a delegacia. Mas hoje não foi preciso. Todas as abordagens foram bem recebidas”, relatou.
A aglomeração ocorreu na Orla Moacyr Scliar um dia depois de a Prefeitura ter entregue 19 salas no trecho 1 para o uso de ambulantes. Desde o início da obra de revitalização da orla, os vendedores eram mantidos em barraquinhas no Anfiteatro Pôr do Sol.