Covid-19: Rio deve antecipar os feriados e adotar novas restrições

Prefeito Eduardo Paes pede ao Governador Cláudio Castro que medidas passem a valer por toda Região Metropolitana do Rio

Prefeito Eduardo Paes solicitou ao Governador Cláudio Castro que medidas passem a valer por toda Região Metropolitana do Rio | Foto: ABr/Divulgação

Após São Paulo anunciar medidas para frear a Covid-19, a Prefeitura do Rio de Janeiro deve adotar protocolos mais restritivas contra a doença na próxima semana. Em uma rede social, o prefeito Eduardo Paes anunciou que se reunirá com o comitê científico para definir as novas restrições na segunda-feira. Segundo ele, a antecipação dos feriados do mês de abril certamente será uma delas.

Na abertura do novo Bioparque, na quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, Paes disse que pode trazer novidades nesta sexta-feira, quando será divulgado um novo Boletim Epidemiológico da Covid. A princípio, as medidas adotadas na semana passada valerão até a meia-noite da próxima segunda.

Em conversa com o governador em exercício, Cláudio Castro, Eduardo Paes pediu que as mudanças possam valer para, pelo menos, toda a Região Metropolitana do Rio.

Foram confirmados 215.263 casos de covid-19 no Rio desde o início da pandemia até esta quarta-feira. Ao todo, são 19.532 óbitos. Com o avanço de infectados nas últimas semanas, a Prefeitura determinou, no dia 12 de março, a proibição da permanência das pessoas em vias públicas de 23h às 5h e a realização de eventos e festas em áreas públicas e particulares. Além disso, o serviço nas praias e na orla marítima pode funcionar apenas até 17h.

Já bares e restaurantes, tiveram o funcionamento estendido até às 21h, após diversos protestos da categoria. Todos os estabelecimentos passaram a funcionar com 40% da capacidade, mas com a esta atualização das restrições, há a possibilidade de se endurecer ainda mais as medidas.