A prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, anunciou, no final da tarde desta quarta-feira, que o sistema de saúde entrou em colapso no município. A informação é confirmada em nota assinada pelo secretário municipal da Saúde, Marcel Frison.
O documento alega que o Hospital Centenário está com a ala dedicada para pacientes com coronavírus esgotada, com 120% de ocupação tanto na Unidade de Terapia Intensiva quanto na área clínica. Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte opera com sobrecarga de 250%, e não consegue mais receber pessoas com a doença.
A nota, assinada pelo secretário, ainda reforça que o sistema de saúde municipal perdeu as condições de atender pacientes com Covid-19 em níveis de emergência e urgência, e apela para que municípios vizinhos e o departamento de regulação hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde auxiliem a cidade neste momento.
O documento ainda enfatiza que o Centro de Saúde Feitoria segue atendendo todas as demais ocorrências de urgência e emergência do município.