A Guarda Municipal de Porto Alegre vai atuar de forma preventiva no sentido de orientar a população para que utilize a máscara da forma correta na proteção contra o coronavírus . No entanto, se for necessário, vai autuar quem não estiver usando o Equipamento de Proteção Individual (EPI) em Porto Alegre. O alerta é do comandante da Guarda, Marcelo Nascimento, ao explicar que todo o guarda municipal está orientado a realizar a abordagem de uma pessoa que não esteja usando a máscara.
Segundo Nascimento, tanto as autoridades estaduais quanto municipais querem manter a segurança sanitária e evitar as aglomerações. Até a manhã de hoje, a prefeitura de Porto Alegre não havia aplicado nenhuma multa aos porto-alegrenses.
A ideia da Guarda é evitar a penalização para quem cometer a infração sanitária. “A abordagem falando sobre a importância do uso da máscara é boa pra todos. Não queremos punir”, ressaltou. O decreto do governador Eduardo Leite, editado na sexta-feira, dia 5 de março, estabeleceu a aplicação de uma multa de R$ 2 mil para quem for orientado a utilizar a máscara e se negar a cumprir a determinação. Aos já multados e reincidentes, a infração pode chegar a R$ 4 mil.
O uso correto da máscara de proteção facial reduz as chances de transmissão do coronavírus e é uma das principais estratégias defendidas por profissionais de saúde para conter o avanço da pandemia.