O litoral Norte segue com situação alarmante provocada pelo agravamento da pandemia. No último boletim diário, emitido pela 18° Coordenadoria Regional da Saúde (18° CRS) divulgado na noite dessa quarta-feira, a região quebrou três recordes desde o início da pandemia.
Entre eles está o número de casos confirmados de coronavírus nas últimas 24 horas. De acordo com a 18° CRS, foram contabilizados 413 infectados pela doença. Já os demais recordes são referentes ao número de pessoas com a doença ativa, atingindo, atualmente, 2.639 pacientes, além do aumento das internações hospitalares, que chegaram a 166, o que significa um aumento de 11 pessoas em relação ao boletim divulgado pela coordenadoria na última terça.
A situação também segue crítica nas Unidades de Terapia Intensiva, em que a taxa de ocupação total é de 94%. Mesmo que a taxa da capacidade máxima ainda não esteja no limite, há 25 solicitações de pacientes necessitando de atendimento intensivo. No entanto, segundo a 18°CRS, o Departamento de Regulação Estadual (DRE) não está aceitando pedidos dos hospitais que possuem UTI. Nesse caso a orientação é que os pacientes aguardem leito no próprio hospital.
Já em relação aos leitos clínicos Covid-19 o cenário é ainda pior. Atualmente, a taxa de ocupação é superior aos 100%, fazendo com que alguns hospitais estejam realocando os pacientes com coronavírus em leitos de outras especialidades. Em relação a lista de espera, são 30 solicitações para leitos clínicos, sendo nove de pacientes em hospitais e 21 de pacientes em Pronto Atendimento.
Ao todo, o litoral Norte soma 30.756 casos confirmados e 535 mortes pela Covid-19, sendo que as quatro últimas foram registradas em Capão da Canoa, Imbé, Mostardas e Santo Antônio da Patrulha), na noite desta quarta.