Considerado referência para o tratamento de casos de coronavírus, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre renovou, neste sábado, a medida que prevê a suspensão de cirurgias, internações e outros procedimentos não urgentes. O objetivo é mobilizar estruturas e o quadro de pessoal caso os números referentes à pandemia piorem ainda mais.
Em nota, a instituição esclarece que consultas ambulatoriais só devem ser mantidas em casos “muito essenciais”, e que seguem suspensas as internações clínicas eletivas, via SUS e convênio. Cirurgias e procedimentos eletivos que não sejam inadiáveis também foram cancelados pela casa de saúde, que só deve manter transplantes urgentes.
O hospital monitora o cenário e organiza, gradativamente, a reabertura de leitos dedicados a casos de Covid-19. “Mesmo assim, a demanda se encontra acima da capacidade operacional. O hospital ressalta, novamente, a importância do uso de máscara, higiene de mãos e distanciamento para diminuir a propagação do vírus”, finaliza o Clínicas, no comunicado.
Na tarde de hoje, o hospital tinha 145 internados para 152 leitos disponíveis. Desses, 85 tiveram o diagnóstico confirmado para Covid-19 e nove, com suspeita, seguem aguardando exames.