O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) informou nesta quarta-feira que notificou Neymar para que preste esclarecimentos sobre uma festa que ele supostamente vem promovendo desde o Natal em uma mansão em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.
O evento provocou muitas críticas ao atleta, em função da pandemia de Covid-19. Por enquanto, o MP-RJ investiga as circunstâncias do evento sem pedir nenhuma punição ao atleta. Após a repercussão negativa do evento, o jogador decidiu passar o ano-novo em Balneário Camboriú (SC) com amigos e familiares.
Segundo nota do MP-RJ, a 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Angra dos Reis “recebeu diversas reclamações, baseadas em informações divulgadas pela imprensa, sobre os eventos” promovidos por Neymar na mansão.
Além de Neymar, o MP-RJ notificou os condomínios PortoBello e Aero Rural para que, em caráter de urgência, prestem esclarecimentos sobre os eventos, como o número de convidados e eventuais medidas sanitárias adotadas para que ocorram em segurança.
O MP-RJ também notificou a prefeitura de Mangaratiba para que informe as medidas adotadas a fim de garantir o cumprimento dos decretos restritivos em vigor. O órgão relatou que analisa a documentação encaminhada à Promotoria de Justiça e, caso identifique irregularidades e desrespeitos às normas sanitárias nos eventos divulgados pela mídia, “vai atuar com base nas normas vigentes”.
O Estadão tentou contato com os condomínios PortoBello e Aero Rural para que se pronunciem sobre a notificação do MP-RJ, mas não obteve resposta.
Assessoria nega envolvimento
Após a repercussão, o staff de Neymar disse nesta quarta que o atacante não vai fazer “festa alguma esse ano”. Em recente postagem nas redes sociais, o jogador apareceu em uma lancha, ao lado do ‘parça’ Gil Cebola, na praia do Caixa d’Aço, na região de Bombinhas, em Santa Catarina, por onde deve passar a virada do ano.
Ainda segundo as pessoas próximas a Neymar, o evento organizado em Mangaratiba é de organização da empresa Fábrica, sem relação com o atleta.
Neymar não deu declarações públicas apesar das inúmeras críticas sobre a suposta festa. Em postagens nas redes, continuou mostrando a rotina de treinos em casa e momentos de lazer nos games online.
A festa tinha previsão de reunir cerca de 500 convidados, com chegadas e partidas de jatinhos para modelos e artistas como Léo Santana, Ludmila, Wesley Safadão e Alexandre Pires, segundo a imprensa do centro do país. O evento chegou, inclusive, a ser apelidado de “Neymarpalooza”, em referência ao tradicional festival de música.