Produtores afetados pela estiagem recebem nova linha emergencial de crédito

Montante será liberado de acordo com as perdas comunicadas ao Proagro

Foto: Guilherme Almeida/CP Memória

Os produtores rurais que perderam as lavouras por causa da seca que atingiu os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre o fim de 2019 e o início de 2020, ganharam acesso a uma nova linha de crédito. O auxílio, aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), está disponível desde a última quarta-feira (23).

A ideia do Governo Federal é facilitar a recuperação dos agricultores de pequeno e médio porte, enquadrados no Pronaf e no Pronamp. O montante será liberado de acordo com as perdas comunicadas ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) entre 1º de setembro de 2020 e 31 de dezembro de 2020.

Para as operações no Pronaf, o limite de financiamento é de R$ 50 mil e no Pronamp, de R$ 300 mil, com juros de 4% e 5% ao ano, respectivamente. Em ambas as modalidades, a contratação pode ser feita até 15 de fevereiro de 2021. Para ter acesso à linha, o produtor deve seguir as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

Os financiamentos para replantio não terão cobertura de seguro oficial, Proagro ou do Programa de Seguro Rural (PSR). A vistoria e análise de comprovação de perdas acima de 60%, com indenização do Proagro, foram flexibilizadas, assim como a liberação imediata da área para novo plantio.