O vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB), o Carlão, assumiu no fim da tarde desta segunda-feira o cargo de prefeito de Santa Cruz do Sul após a morte de Telmo Kirst (PSD) na noite desse domingo.
A posse ocorreu na Câmara. A definição do sucessor ocorreu em sessão especial durante a tarde após a atual vice-prefeita Helena Hermany (PP) e o presidente da Câmara, Elstor Desbessel (PL) declinarem de ocupar o cargo.
Prefeita eleita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany renunciou na quinta ao cargo de vice-prefeita, em carta entregue à Câmara de Vereadores. Em comunicado à imprensa, Helena informou que tomou a decisão considerando a condição de prefeita eleita e “para ter total foco na preparação do futuro governo, diante do prazo exíguo de transição”.
Na manhã desta segunda-feira, o presidente da Câmara e vereador reeleito Elstor Desbessell, também renunciou ao cargo e, consequentemente, ao comando da Prefeitura até 31 de dezembro. Ele era o primeiro na linha sucessória após Helena renunciar, conforme prevê a Lei Orgânica Municipal.
Diante da renúncia de Desbessel, o vice-presidente da Câmara, Francisco Carlos Smidt, o Carlão, assumiu a presidência interinamente. Ele também renunciou ao cargo para poder concorrer à votação da sessão especial, uma vez que o vereador Licério José Agnes (PSD), líder de governo, também se colocou à disposição para a disputa do cargo de presidente do Legislativo. Vereador de oposição ao atual governo, Smidt venceu por 11 votos a seis. A posse ocorreu logo em seguida, às 16h45min.
Nesta terça-feira, às 8h, o prefeito interino se encontra com o secretariado municipal. Em uma segunda votação, Gerson Trevisan (PSDB) se elegeu vice-presidente da Câmara. Ele comanda o Legislativo, até o fim do ano, com a posse de Carlão Smidt como prefeito.