O contrato que prevê revitalizar viadutos, passarelas e pontes de Porto Alegre começou a ser executado, nesta sexta-feira, pelo Viaduto da Conceição, na região central da cidade. As ações devem durar ao menos 120 dias. Na primeira fase, ocorrem a limpeza e a lavagem do local. Posteriormente, o reparo do calçamento na parte inferior, onde há paradas de ônibus e circulação de pedestres, entre outros serviços superficiais, além da pintura de toda a estrutura. O investimento deve chegar a R$ 800 mil.
A DW Engenharia venceu o pregão eletrônico. A empresa se comprometeu com a preservação dos espaços no que compete a limpeza, pintura ou repintura, além de pequenos reparos em guarda-corpos e calçamentos, por exemplo.
“Estes trabalhos são extremamente necessários e obrigatórios, conforme as normas de conservação de estruturas, além de reduzirem os custos e investimentos em futuras intervenções. Ressaltamos ainda que os locais serão pintados com tinta antipichação, minimizando as dificuldades nas correções após possíveis atos de vandalismo”, salienta o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Hiratan Pinheiro.
Foram selecionados os locais que possuem maior presença de patologias e problemas de conservação nas pinturas, além de infiltrações de água através de fissuras e/ou trincas, bolhas, descascamento ou pulverulência da tinta. Os espaços foram indicados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e serão fiscalizados pelos técnicos da SMSUrb.
Os próximos locais contemplados devem ser a passarela da Rodoviária de Porto Alegre e o Viaduto Jorge Alberto Mendes Ribeiro, com programação de início a depender do andamento dos primeiros trabalhos no Viaduto da Conceição.
Outros locais com revitalização prevista:
– Viaduto Imperatriz Leopoldina
– Viaduto Jayme Caetano Braun
– Viaduto Obirici
– Viaduto Abdias do Nascimento
– Viaduto Dom Pedro I
– Viaduto Ildo Meneghetti
– Viaduto José Eduardo Utzig
– Viaduto José Loureiro da Silva
– Viaduto Leonel Brizola