Desrespeito ao distanciamento social é alvo da Brigada Militar no RS

Ações foram realizadas inclusive com participações de policiais civis e guardas municipais

Festa clandestina com 60 pessoas foi flagrada no bairro Morungava, em Gravataí | Foto: BM / Divulgação / CP

A Brigada Militar deflagrou neste final de semana uma série de operações contra o desrespeito ao distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Em Gravataí, o efetivo do 17º BPM acabou na madrugada deste domingo com uma festa clandestina com aproximadamente 300 pessoas em uma quadra de esportes no bairro São Luís.

A ação ocorreu após denúncia anônima. Duas pessoas identificadas como responsáveis pelo evento  foram autuadas pelo descumprimento da medida sanitária de prevenção ao Covid-19. No local também foi apreendido o valor de R$ 852,00 em dinheiro, referente à venda de bebidas.

Na noite desse sábado, os policiais militares do 17º BPM realizaram também uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal e Polícia Civil. Houve o flagrante de uma festa clandestina envolvendo 60 pessoas, no bairro Morungava, na área rural de Gravataí.

A ação ocorreu após denúncia anônima. Três pessoas identificadas como responsáveis pelo evento foram autuadas pelo descumprimento da medida sanitária de prevenção ao Covid-19. No local também foram confeccionados quatro termos circunstanciados por posse de entorpecentes. O dono da propriedade recebeu multa de R$ 14 mil.

Em Uruguaiana, duas festas foram interrompidas na madrugada deste domingo. As aglomerações ocorriam na localidade de Itapitocay, com cerca de 150 pessoas, e no bairro Cidade Nova, onde havia em torno de 90 convidados. Os responsáveis foram encaminhados para a Polícia Civil para o registro de um Termo Circunstanciado.

Já no Litoral Norte, a operação Sossego e Prevenção foi desencadeada pelo 2° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2°BPAT) entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado. Em Capão da Canoa, Torres e Tramandaí, por exemplo, a mobilização teve apoio dos alunos-soldados e de guardas municipais.

Em Passo Fundo, a força tarefa agiu em vários pontos da cidade entre a noite de sábado e madrugada deste domingo. Em alguns bares foram vistos clientes além do horário permitido pelo decreto municipal. As pessoas foram orientadas a deixarem o local. Na avenida Rio Grande, as autoridades constataram aglomeração de pessoas e perturbação do sossego público. O mesmo foi verificado em um posto de combustíveis.

Em Soledade, a ação foi feita na noite de sábado entre a Brigada Militar, Polícia Civil e Prefeitura Municipal para verificar estabelecimentos comerciais com a intenção de coibir aglomerações na prevenção da Covid-19.