Mais de 15 mil candidatos confirmados no Revalida 2020 farão a prova teórica neste domingo (06) para validar o diploma de medicina obtido fora do Brasil. A prova serve para verificar se o profissional formado em medicina no exterior tem conhecimentos equivalentes ao graduado no Brasil para exercer legalmente a profissão.
Apesar de a legislação em vigor prever o exame a cada seis meses, o Revalida não é realizado desde 2017. O exame é feito em duas etapas, uma teórica, que ocorre hoje, e outra prática. O edital para a parte prática ainda não foi publicado.
As provas serão aplicadas em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
A abertura dos portões ocorre das 7h às 7h45 (manhã) e às 14h30 às 15h15 (tarde). As provas terão início às 8h (manhã) e às 15h30 (tarde). O término será às 13h (manhã) e 19h30 (tarde).
Segunda etapa
Somente os aprovados na primeira etapa poderão participar da segunda etapa. Uma novidade desta edição é que se o médico formado no exterior for reprovado na segunda etapa, poderá se reinscrever diretamente nessa fase, nas duas edições consecutivas. Em edições anteriores, era necessário fazer todo o processo desde o início. Cronograma, diretrizes e procedimentos da segunda etapa serão publicados posteriormente, em edital próprio.
Revalida
O Revalida tem o objetivo de aferir a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridos para o exercício profissional, adequados aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país. A revalidação do diploma é responsabilidade das universidades públicas que aderirem ao Revalida.
Cronograma
Prova teórica: 6 de dezembro
Divulgação dos gabaritos: 8 de dezembro;
Recurso dos gabaritos: 8 a 14 de dezembro;
Resultado da prova escrita: 8 de fevereiro.