Conta de luz fica mais cara em dezembro com volta de tarifa extra

Sem cobrança adicional desde maio, Aneel reativou sistema após os reservatórios das hidrelétricas registrarem queda no nível de armazenamento

Foto: Ricardo Giusti / CP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta segunda-feira, que vai reativar o sistema de bandeiras tarifárias já no mês de dezembro, quando passa a valer a bandeira vermelha patamar 2. A bandeira escolhida, que corresponde à maior tarifa extra praticada pelo órgão regulador, eleva o custo da conta de luz em R$ 6,243 para cada 100 quilowatts-hora de consumo.

Em maio, a Aneel decidiu manter a bandeira verde, sem custos adicionais, até 31 de dezembro devido à pandemia do novo coronavírus. A queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia, no entanto, levaram à revisão desta segunda-feira.

Em nota, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, recomenda que os consumidores “busquem evitar o desperdício de água e energia”.

O sistema de bandeiras tarifárias da conta de luz varia de acordo com os custos de geração da energia no Brasil. As sinalizações vão de verde, sem custo adicional, a vermelha patamar 2.