Duas agências do INSS ainda não retomaram perícias no Rio Grande do Sul

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Quase um mês após a determinação de que as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltassem a realizar perícias, duas unidades do Rio Grande do Sul ainda não estão fazendo o exame. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o problema é registrado em Espumoso e Garibaldi.

A dificuldade, no entanto, não teria relação com as exigências feitas pelos peritos – que só retornaram aos postos de trabalho após vistoria dos protocolos de prevenção à Covid-19. No Norte do Estado, os atendimentos vão ser retomados quando o médico retornar de férias, no dia 13.

Já na Serra, a previsão é menos otimista. Isso porque o único profissional que realiza perícias na agência do INSS em Garibaldi torceu o pé e está em licença médica. Não há qualquer previsão de quando ele vai ser liberado para trabalhar. Mesmo fechadas, as unidades já passaram por vistoria e estão aptas a receber o público.

INSS testa perícia online

Intimado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o INSS apresentou nessa quinta-feira (8) uma proposta para a realização de perícias médicas com o uso de telemedicina. O projeto, que vale apenas para a concessão de auxílio-doença, deve ser testado pela Secretaria Especial de Previdência entre os dias 3 de novembro e 31 de dezembro.

Confira a lista de agências com perícia no RS:

Bento Gonçalves
Cachoeira do Sul
Campo Bom
Canela
Canoas
Carazinho
Caxias do Sul
Cruz Alta
Dom Pedrito
Erechim
Farroupilha
Frederico Westphalen
Gravataí
Guaíba
Guaporé
Ijuí
Lajeado
Nova Prata
Novo Hamburgo
Osório
Panambi
Passo Fundo
Porto Alegre – Partenon
Quaraí
Rio Pardo
Santa Cruz do Sul
Santo Ângelo
São Leopoldo
São Luiz Gonzaga
Soledade
Taquara
Torres
Vacaria