Morador de Porto Alegre acusado de tráfico de pessoas é preso na Bielorrússia

Natural de Florianópolis, o investigado estava na lista de procurados da Interpol

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Um homem de 30 anos, que vivia em Porto Alegre, foi preso na Bielorrússia após ser acusado de liderar um esquema de tráfico internacional de pessoas. Natural de Florianópolis, o acusado fazia parte da lista de procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

A força-tarefa que chegou ao fim com a captura do suspeito, batizada de Operação Sedução, teve início com a denúncia de uma vítima gaúcha, de 18 anos, que conseguiu escapar do agressor. Ela buscou refúgio na embaixada brasileira de Minsk, e relatou à Polícia Federal que sofria abusos físicos e psicológicos de parte do investigado.

Eles se conheceram em Porto Alegre, por meio de um aplicativo de relacionamentos. Desde então, o acusado teria explorado a imagem dela em sites de conteúdo adulto. Ambos embarcaram juntos para a Tailândia, onde o investigado pretendia montar um estúdio. O voo tinha escala da Bielorrússia e, por causa da pandemia, eles não conseguiram chegar ao destino final.

Na Europa, o suspeito teria começado a aliciar meninas locais. Contrariada, a brasileira passou a ser agredida quando se negou a fazer parte do esquema. Os agentes da PF apreenderam, na Capital, equipamentos eletrônicos, notebooks, mídias, anabolizantes e petrechos para práticas e abusos sexuais. A operação contou com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores.