O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) divulgou na manhã deste domingo o resultado de uma operação contra a caça e abigeato desencadeada em Vacaria. O efetivo do 3º Batalhão Ambiental da BM e do 10º BPM apreenderam 57 gaiolas de ferro e de madeira, dez alçapões e seis armadilhas para captura de tatu, além de resgatarem do cativeiro 37 aves silvestres de várias espécies.
O flagrante teve início quando os policiais militares abordaram uma motocicleta na rua Carlos Záquera, no bairro Kennedy. O condutor transportava um pintassilgo dentro de uma gaiola com um alçapão e confessou que pretendia capturar outros pássaros. Na residência do caçador foram então localizadas as gaiolas, alçapões e armadilhas bem como as aves da fauna nativa em cativeiro. Um Termo Circunstanciado foi lavrado. O indivíduo vai responder agora por crime ambiental. A moto dele também foi recolhida durante a ação.
Segundo os policiais militares, as aves receberam os cuidados necessários e após serão soltas em seu habitat natural. Entre elas havia as espécies caboclinho-branco; pintassilgo; caboclinho-marrom; coleirinho; caboclinho-preto; sabiá laranjeira; cardeal; patativa; sanhaço-de-fogo; sabiá-branco; azulinho; trinca-ferro; canário da terra; sanhaço-frade; tico-tico rei; sargento; e tié preto.
Resgates
Já o 2º Batalhão Ambiental da BM resgatou um veado campeiro que estava na área urbana de Santana do Livramento. O animal, que havia invadido o pário de uma residência, foi capturado e depois devolvido ao habitat natural após ser verificado que não se encontrava ferido ou machucado. Ele foi solto na região da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã, na zona rural.