Mesmo com a chuva que atingiu Porto Alegre durante o feriado de 7 de Setembro, cavalarianos retiraram a Chama Crioula do Fogo Simbólico da Pátria, no Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, e a levaram, nesta segunda-feira, até a sede da 1ª Região Tradicionalista, na zona Sul, onde fica até o dia 20. Um dos maiores símbolos da cultura gaúcha – que marca o início dos Festejos Farroupilhas -, o traslado da Chama Crioula marca o encerramento da Semana da Pátria 2020. Cavalarianos da 1ª RT e da Ordem dos Cavaleiros do RS (Orcave) conduziram o fogo simbólico.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a organização optou por reduzir o número de participantes da solenidade. Coordenador da 1ª RT, Edison da Silva Fagundes explica que o evento adotou protocolos sanitários para atender às exigências de órgãos da Saúde. “Em função da pandemia, reunimos oito cavalarianos, ou seja, um grupo restrito, até para não gerar aglomeração”, observa.
Fagundes salienta que, neste ano, em função da Covid-19, as comemorações serão realizadas através de transmissões ao vivo direto do Parque da Harmonia, sem público, em uma estrutura em fase de montagem. A programação do “Galpão Universo Virtual”, criado em substituição ao Acampamento Farroupilha, vai começar em 13 de setembro, marcando a abertura oficial da Semana Farroupilha.
Conforme Fagundes, algumas atrações foram gravadas nas 11 regiões que compõem a 1ª RT. A programação vai ser exibida na página da entidade no Facebook, de 13 a 20 de setembro. “Lamentamos esse período, pois estaríamos em todo Estado reverenciando os feitos da Revolução Farroupilha, o legado que nos deixou, a riqueza, a culinária e a música”, completa.