Movimento pelo retorno de eventos prorroga ato para domingo, na orla do Guaíba

Organizadores pretendem reunir mais de 100 pessoas no local, respeitando uso de máscara e distanciamento

Foto: Ricardo Giusti/CP

O Movimento pelo Retorno dos Eventos em Porto Alegre prepara para o domingo, 13 de setembro, uma ação pela retomada das atividades. Mais de 100 profissionais estarão participando do ato, na Orla do Guaíba. A ação era prevista para a manhã de ontem em três locais (Rótula das Cuias, Monumento ao Laçador e Largo dos Açorianos), mas acabou cancelada em função da chuva. Em caso de instabilidade no domingo, o protesto volta a ser transferido para o dia 20 de setembro, no mesmo local.

Daniane Medeiros de Britto, uma das organizadoras do evento, disse que a manifestação vai ter a presença de fotógrafos, operadores de drone, operadores de vídeo, cinegrafistas, copeiros, garçons, doceiras, maquiadoras, DJs, palhaços, operadores de áudio e vídeo, cerimonialistas, recepcionistas e seguranças, por exemplo.

Segundo Daniane, o último trabalho desses profissionais em Porto Alegre e cidades da região Metropolitana, ocorreu no dia 14 de março. “Estamos há 170 dias sem poder trabalhar em função da proibição da realização de eventos”, destacou.

A realização de um vídeo com o depoimento dos profissionais que forem ao ato é o objetivo. “O nosso pedido é para que possamos voltar a trabalhar. Muita gente em função da crise da pandemia do coronavírus acabou por vender os seus equipamentos de trabalho para poder sobreviver”, ressaltou.

Além da ação na Orla do Guaíba, a ideia dos manifestantes é realizar vídeos também na Rótula das Cuias, no Monumento ao Laçador e no Largo dos Açorianos. “A atividade vai ser feita com respeito ao distanciamento e com o uso de máscara. Não faremos carreatas ou passeatas na cidade”, acrescentou.