A Polícia Civil desferiu um duro golpe numa facção criminosa. Na madrugada desta segunda-feira, um carregamento de cerca de 70 quilos de cocaína pura, avaliado em mais de R$ 2 milhões, foi apreendido em São José do Norte, no Litoral Sul. A droga, distribuída em pacotes, foi encontrado enterrado na areia da praia do Mar Grosso. O entorpecente, que trazia estampas como garantia de qualidade, encontrava-se muito bem lacrado e dentro de bolsas com o objetivo de evitar o contato com a água. Não houve prisões.
Em entrevista à reportagem do Correio do Povo, a titular da Delegacia de Polícia Regional de Rio Grande, delegada Lígia Marques Furlanetto, explicou que a apreensão do carregamento de cocaína pura foi possível a partir de uma informação vinda dos agentes da 1ª DP de Novo Hamburgo, na região do Vale do Rio dos Sinos. Apesar da vastidão da faixa de areia na beira-mar e no meio da escuridão, os policiais civis tiveram êxito em localizar o local onde a droga estava enterrada. Ela acredita que o entorpecente abasteceria inclusive os municípios vizinhos, como Rio Grande e Pelotas, sendo distribuído para os traficantes de cada cidade.
Segundo a delegada Lígia Marques Furlanetto, um intenso trabalho de investigação tem sido realizado em São José do Norte, tendo como alvo as organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas e homicídios. Ela recordou que alguns anos atrás ocorreu até uma guerra entre grupos rivais, com dezenas de mortes, pela disputa pelo controle do narcotráfico. Uma forte ação policial conseguiu deter então a escalada de violência. São José do Norte, observou, possui uma boa posição geográfica do ponto de vista estratégico para os criminosos.