Investigado, vice-governador assume após afastamento de Witzel

Cláudio de Castro convocou a cúpula de Segurança do Estado do Rio na primeira reunião de trabalho no Palácio Guanabara, na zona sul

Foto: Reprodução

O vice-governador do Rio, Cláudio Castro (PSC), convocou a cúpula de Segurança para uma reunião no Palácio Guanabara, na zona Sul, na tarde desta sexta-feira, no primeiro compromisso oficial após o afastamento de Wilson Witzel (PSC).

Os chefes da polícias Civil e Militar chegaram para o encontro por volta de 15h30min, segundo informações da Record TV Rio.

Também investigado na operação Tris in Idem, Cláudio Castro também se tornou alvo de mandado de busca por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no processo que apura o esquema de corrupção na Saúde do Rio.

Castro cumpria agenda em Brasília quando os agentes estiveram na residência dele na Barra da Tijuca, na zona oeste, nessa manhã – apenas a esposa e os dois filhos foram encontrados no local.

Em nota, o governador em exercício lamentou os acontecimentos e disse estar com a “consciência tranquila e totalmente à disposição para colaborar com as investigações”.

Também nessa tarde, o ex-secretário de desenvolvimento econômico do governo Witzel, Lucas Tristão, se entregou, na sede da Polícia Federal, na Praça Mauá, região central do Rio de Janeiro. O ex-secretário era braço direito de Witzel e participou ativamente da campanha que o elegeu em 2018.

Na ação dessa manhã, policiais também prendeu o presidente do PSC, pastor Everaldo, acusado de ser o principal articulador do esquema de corrupção envolvendo os recursos destinados à pandemia da Covid-19. Segundo o Ministério Público Federal, agentes políticos e servidores públicos da Secretaria de Saúde do Estado do Rio eram ilicitamente pagos de maneira mensal pela organização criminosa, mediante a instituição de uma “caixinha de propina”.

O governador do Rio, Wilson Witzel, fica afastado por 180 dias, por determinação do STJ. Como a decisão é monocrática, o mérito do afastamento vai ser votado pela Corte, na quarta-feira.

Quem é Cláudio Castro

O governador em exercício Cláudio Castro, de 41 anos, nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, mas se mudou para o Rio ainda criança. Formado em Direito, ele também é músico, compositor e evangelizador.