A Feira do Livro de Porto Alegre vai ter formato 100% online em 2020. Com o tema “Janelas abertas para a Praça”, serão oferecidas atividades gratuitas pela internet. Entre os temas em debate, estarão leitura, literatura e liberdade de expressão, diversidade, pandemia, sustentabilidade e ciência. A abertura ocorre em 30 de outubro, com a escritora chilena e radicada norte-americana Isabel Allende.
Serão duas lives diárias entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro, sempre às 18h e às 19h30min. Cerca de 80 participantes estarão envolvidos na programação. Os lançamentos, autores palestrantes e o patrono da feira serão anunciadas no dia 29 de setembro.
A curadoria da programação geral fica a cargo da jornalista Lu Thomé e os eventos infantis e juvenis da jornalista Sônia Zanchetta. “É um desafio e tanto produzir as programações da Área Infantil e Juvenil em formato on-line. Mas estamos contentes porque, apesar de todas as dificuldades enfrentadas em função da pandemia da Covid-19, a 66ª Feira do Livro de Porto Alegre está confirmada”, disse Sônia.
A Câmara Rio-Grandense do Livro vai contar com uma plataforma disponível para vendas online de livros, com consultoria do Sebrae RS. “Esse é um legado que fica para as próximas edições. Nosso papel é auxiliar os associados para que atuem no comércio eletrônico de livros, que vem crescendo e se constituindo em um novo caminho”, complementou o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Isatir Bottin Filho.
Escolas e professores podem entrar em contato para saber mais detalhes sobre como direcionarem as turmas a atividades online através do e-mail [email protected]. Não é necessário agendamento prévio este ano, já que não há limite físico para a participação simultânea de mais de uma turma.