O Rio Grande do Sul registrou a nona morte por coronavírus entre profissionais da enfermagem. Trata-se de Bárbara Regina Rodrigues Vasconcellos, de 49 anos, que era funcionária do Hospital Universitário (HU) de Canoas. Ela morreu nessa segunda-feira no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) lamentou a morte de Bárbara e reiterou o alerta em relação ao quadro de mortes e contaminações de colegas de profissão. “O Conselho reforça, mais uma vez, que gestores e autoridades tomem os devidos cuidados com trabalhadoras (es) da saúde que estão na linha de frente de combate à doença”, cita o texto.
Conforme dados do Observatório de Enfermagem, o Rio Grande do Sul registra 1.516 casos de profissionais da categoria contaminados pela doença. Na semana passada, o Coren confirmou a morte de oito profissionais da área em razão da Covid-19. Os casos envolveram dois funcionários do Hospital Conceição e um do Clínicas, de Porto Alegre; um do Municipal de Novo Hamburgo; um do Centenário, de São Leopoldo; uma técnica do Hospital São Francisco e da Santa Casa de Pelotas; uma do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) de Estância Velha; e um de São Gabriel.