Desde o início da pandemia, 226 profissionais de saúde morreram e outros 257 mil foram infectados pelo novo coronavírus. O Ministério da Saúde apresentou o balanço em entrevista coletiva hoje.
Entre as mortes em decorrência da Covid-19, as categorias mais vitimadas foram técnicos e auxiliares de enfermagem (38,5%), médicos (21,7%) e enfermeiros (15,9%), nessa ordem. Já entre os casos, os mais atingidos foram técnicos e auxiliares de enfermagem (34,4%), enfermeiros (14,5%), médicos (10,7%) e agentes comunitários de saúde (4,9%).
Os gestores do Ministério da Saúde também apresentaram um balanço sobre o programa Brasil Conta Comigo, criado para cadastrar profissionais de saúde e reforçar equipes de atendimento em estados e cidades.
De acordo com os dados do órgão, foram cadastrados mais de 1 milhão de trabalhadores da área de saúde. Desses, 468 foram contratados pelo governo federal para envio a estados e outros 74 mil foram facilitados por meio da disponibilização do cadastro a 10 secretarias de estado.