A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) teve de ser internada, nesta terça-feira, em Brasília, após ter testado positivo para a Covid-19. Em nota divulgada nas redes sociais, ela informou que desenvolve sintomas leves, “similares a uma gripe”. O marido da deputada também deu entrada na mesma unidade e teve alta nesta terça, com melhora no estado de saúde.
Paula Belmonte é autora do projeto de lei (PL 1383/20) que autoriza a ozonioterapia como tratamento complementar para a Covid-19. O procedimento consiste na aplicação de oxigênio e ozônio pelo ânus do paciente. A deputada sustenta que, como não há nada comprovado com relação à doença, os médicos podem avaliar a alternativa.
“Na Inglaterra, vi o ozônio sendo tratado de forma tranquila. É algo fundamental que a gente encare. O ozônio tira as pessoas da fila de cirurgia, ele economiza no sistema público. É fundamental dar oportunidade e responsabilidade à classe médica. Existem estudos em países sérios que já apontam isso”, defendeu.
O tratamento ganhou as manchetes nacionais, na semana passada, quando o prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), defendeu a técnica como algo que “ajuda muitíssimo” no tratamento da Covid. No Ministério da Saúde, a alternativa é classificada como um tratamento complementar contra a infecção pelo novo coronavírus.