O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), anunciou na manhã desta quinta-feira que vai liberar ainda hoje um grupo de atividades comerciais até o domingo. Conforme o gestor, não foi possível fazer a necessária elaboração dos protocolos de abertura por conta da votação de processo de impeachment contra ele, aprovada na Câmara de Vereadores na tarde de ontem, pelo placar de 31 votos a 4. A iniciativa permitirá, assim, que lojas realizem vendas para o Dia dos Pais.
Durante a semana, o prefeito teve uma série de reuniões com empresários, que pressionaram pela reabertura de lojas e estabelecimentos em meio à pandemia. Na segunda-feira, a reunião da Prefeitura com entidades empresariais terminou sem nenhuma definição. A proposta da Prefeitura é definir um calendário com a retomada inicial pela construção civil e indústria, setores que geram menor impacto direto na circulação de pessoas. Após, outras atividades poderiam reabrir de forma escalonada semanalmente. A cada duas semanas de liberações, uma ficaria com todos os setores fechados. A semana parada serviria para evitar aumento de contaminação e um novo fechamento no futuro.
A pressão aumentou na terça-feira, quando o governador Eduardo Leite, do mesmo partido de Marchezan, anunciou mudanças no sistema de Distanciamento Controlado no Estado. Com as alterações, podem abrir comércio não essencial e restaurantes, de forma limitada, nos municípios classificados com bandeira vermelha na metodologia.