Enchentes deixam um morto e mais de 340 pessoas fora de casa no RS

Defesa Civil Estadual contabiliza seis cidades afetadas por inundações e deslizamento

Em São Sebastião do Caí famílias estão sendo removidas para abrigo público. Foto: Reprodução / Facebook Prefeitura de São Sebastião do Caí

O novo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul nessa terça-feira trouxe mais uma vez estragos e resultou em morte. De acordo com a Defesa Civil Estadual, um homem morreu em Caxias do Sul após deslizamento de pedras que atingiu a residência em que estava. Uma mulher ficou ferida e foi resgatada dos escombros pelos Bombeiros e encaminhada pelo SAMU para atendimento médico.

A forte chuva provocou alagamentos e enchentes em rios que obrigaram 341 pessoas a saírem de casa. Desse número, 276 pessoas estão desabrigadas (em abrigos públicos) e outras 64 desalojadas (em casas de amigos e parentes). Ao menos seis cidades gaúchas já relataram estragos em razão do temporal.

Em Lajeado, 160 pessoas – o que representa 40 famílias – foram removidas para o Parque do Imigrante devido à cheia do rio Taquari. Já em São Sebastião do Caí, 91 pessoas que moram às margens do rio Caí tiveram que novamente sair de suas residências. Ao todo, 27 famílias estão abrigadas no ginásio Rio Branco. A Defesa Civil estima que 320 residências foram afetadas em razão das inundações.

Em Santa Rosa há inundação de dois arroios (Pessegueiro e Pesseguerinho), que cruzam parte da cidade. Nessa localidade, 25 pessoas tiveram que ser removidas de casa e foram levadas para o Ginásio Liminha. Nas cidades de Ijuí e Santa Teresa, também há outras 64 pessoas que encontram-se desalojadas e que foram para casas de parentes e amigos.